Responsabilidade ambiental

Como qualquer projeto de viés político, a Livrarista considera a responsabilidade ambiental um pilar essencial para que possamos manter nossas atividades.
Dentro das nossas possibilidades, estamos sempre investindo em soluções que reduzam o impacto ambiental do nosso negócio. Aqui, apresentamos algumas das medidas que conseguimos estabelecer até o momento:

1) Selo eureciclo

Ao adotar o selo eureciclo, as empresas estão, na verdade, investindo em uma rede de cooperativas e operadores parceiros, que são remunerados pelo serviço prestado de coleta e direcionamento de resíduos para a reciclagem. Estes parceiros possuem autonomia para investir os valores recebidos em treinamentos, equipamentos, estrutura e salários. Isso significa que, ao compensar o impacto das embalagens, a marca também ajuda a formalizar e valorizar o trabalho prestado por essas organizações, desenvolvendo a cadeia de reciclagem do país.

Para cada pacote enviado por nós, uma embalagem do mesmo material é reciclada. Embora hoje nossas embalagens sejam 100% de papel, pode acontecer de alguns livros muito pequenos serem enviados em envelopes de plástico - que guardamos aqui no escritório quando conseguimos substituir por embalagens de papel. Por isso, na nossa conta do selo eureciclo, incluímos o plástico como um dos materiais que pagamos para reciclar.

2) Sem plástico na produção própria

Nossos produtos de papelaria fina vem da gráfica sem plástico de revestimento individual. Essa é uma solicitação que fizemos para reduzir o desperdício de plástico nos produtos da nossa linha.

3) Sem brindes que vão para o lixo

Nossos brindes são pensados para serem funcionais ou decorativos. A gente espera que nada que colocamos dentro da caixa e enviamos para a sua casa vá parar no lixo!

4) Preenchimento das caixas com material de reúso

Quando sobra espaço dentro das caixas e queremos evitar que os produtos fiquem "sambando" dentro delas, preenchemos o espaço com restos de embalagens que guardamos dos nossos fornecedores. Por exemplo: as caixas que compramos para enviar os produtos para as nossas clientes, vem do fornecedor revestidas com papel kraft e cantoneiras de papelão. Nós guardamos esses materiais em vez de jogar fora e utilizamos eles para preencher as nossas caixas.

5) Embalagens de envio

Todas as nossas embalagens são feitas de papelão (alguns tamanhos são feitos de papelão reciclado) e possuímos mais de oito tamanhos diferentes de embalagem, para evitar utilizar embalagens muito maiores do que os produtos, evitando assim o desperdício de material.